quarta-feira, 6 de março de 2013

«Serão Inquieto», de António Patrício


SERÃO INQUIETO
António Patrício

Nota Preambular de Armando Nascimento Rosa
Edição e Posfácio de David João Neves Antunes

Colecção: Obras de António Patrício / Tema, classificação: Contos
Data de Edição: Fevereiro de 2013
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada / 160 páginas
ISBN: 978-972-37-1669-6
Preço: 12 €

Génio, em arte, é o teclado imaterial das analogias que o sopro da emoção acorda sempre, e faz de cada instante eternidade; e põe o hálito de Deus nos muros nús; e desdobra sobre eles, como um fresco, um invisível fresco mais-que-vivo, o universo mergulhado em sonho.

Em 1910, António Patrício deu ao prelo a primeira edição do livro de contos Serão Inquieto. À série de contos «Diálogo com uma águia», «O precoce», «O homem das fontes», «Suze» e «O Veiga», seguem-se «Words», notas que António Patrício seleccionou e transcreveu de um caderno de notas e atribui em nota de rodapé a um tal C.F., seu «ex-condiscípulo», que se despedira do autor «para casar, como outros se despedem para morrer», e que «não ferem sensivelmente a moral pública», sendo possivelmente «os senhores dirão — curiosas». Em 1920, saía a segunda edição do livro, diferindo da primeira por apresentar uma Errata, que é extensível à edição de 1910, e mais umas notas que acrescentam as «Words». A edição que agora se apresenta resulta do confronto das duas edições anteriores e acrescenta-lhes uma terceira secção, inédita, constituída pelos «Aforismos».


António Patrício (Porto, 1878-Macau, 1930) estudou Medicina na Universidade do Porto. Nunca exerceu a profissão porque, com o advento da 1.ª República, ingressou na carreira diplomática. Poeta, dramaturgo e contista, é o mais extraordinário expoente da estética simbolista na dramaturgia de língua portuguesa. Publicou, em livro, peças de teatro como O Fim – História dramática em dois quadros (1909) e Pedro o Cru – Drama em quatro actos (1918), tendo deixado incompletos muitos outros escritos e projectos para teatro. Os seus poemas estão reunidos em dois volumes: Oceano (1905), o seu livro de estreia, e Poesias, uma edição póstuma (1942).

Sem comentários:

Enviar um comentário