terça-feira, 5 de março de 2013

«Pequeno Tratado das Figuras», de Manuel Gusmão


PEQUENO TRATADO DAS FIGURAS
Manuel Gusmão

Colecção: Poesia Inédita Portuguesa / Tema, classificação: Poesia
Data de Edição: Fevereiro de 2013
Formato e acabamento: 14,5 x 20,5 cm, edição brochada / 112 páginas
ISBN: 978-972-37-1668-9
Preço: 12,90 €

Este é o mais recente livro de poesia de Manuel Gusmão, e o primeiro que publica na Assírio & Alvim, se exceptuarmos o volume de ensaios Tatuagem & Palimpsesto e outras colaborações esporádicas. É um livro surpreendente sobre a vida, as imagens, a arte e a sua prática e a confirmação de estarmos perante um dos grandes poetas portugueses do nosso tempo.

Manuel Gusmão nasceu em Évora, em Dezembro de 1945, e é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi deputado na Assembleia Constituinte e na 1.ª legislatura da Assembleia da República, eleito pelo PCP. Tem reconhecida obra no domínio do ensaio, designadamente sobre Fernando Pessoa, Carlos de Oliveira, Nuno Bragança, Maria Velho da Costa, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz. No campo da poesia estreou-se com o livro Dois Sóis, A Rosa — a Arquitectura do Mundo.
É um dos grandes poetas portugueses do nosso tempo e a sua obra tem sido distinguida com diversos prémios, entre eles o Prémio D. Diniz, o Prémio Vergílio Ferreira e o Prémio DST de Literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário