segunda-feira, 3 de setembro de 2012

«Os Contos» (2º Volume), de Franz Kafka


já disponível

OS CONTOS

2.º Volume (contos não publicados em vida do autor)
Franz Kafka

Tradução do Alemão

Álvaro Gonçalves, José Maria Vieira Mendes, Teresa Seruya e Manuel Resende
Colecção: O Imaginário 94 / Tema, classificação: Ficção
Formato e acabamento: 14 x 21 cm, edição brochada com badanas / 272 páginas

ISBN: 978-972-0-79315-7 / Preço: 16,00 euros

«Toda a arte de Kafka está em obrigar o leitor a reler.»

Albert Camus

«Quanto à presente versão portuguesa, esta procura ser o mais fiel possível ao texto original, traduzindo com rigor e mantendo, sempre que a legibilidade em português o permita, toda a especificidade da escrita kafkiana.»

Álvaro Gonçalves

Kafka publicou apenas sete pequenos livros, todos incluídos n’Os Contos – 1.º volume – textos publicados em vida do autor. Paralelamente escreveu dezenas de contos, uns, mais ou menos «completos», outros, fragmentários, outros ainda em versão de esboço. As obras não publicadas em vida do autor perfazem dois volumes da edição crítica alemã da S. Fischer Verlag. O volume que aqui se apresenta corresponde ao 1.º volume da edição original de Escritos e Fragmentos Póstumos: traça um limite na selecção de textos que recai no ano de ruptura de 1917, marcado pelo diagnóstico da doença pulmonar de Kafka, que o obriga a uma longa estada no campo (do Outono de 1917 até à Primavera de 1918), na localidade histórica de Zürau, numa quinta de sua irmã Ottla, e que representa uma viragem na sua produção literária.
Franz Kafka nasceu em 1883 em Praga, de uma família pertencente à pequena burguesia judia de expressão alemã. Frequentou o liceu alemão e posteriormente a Universidade Alemã de Praga, onde terminou os estudos jurídicos, obtendo o título de Doutor em Direito, em 1906. Começou a escrever os primeiros textos em 1907, enquanto trabalhava como assessor jurídico em companhias de seguros, onde fica até à sua aposentação por motivos de doença. Em 1917 sofre os primeiros sintomas de uma tuberculose de que viria a falecer a 3 de Junho de 1924.

Sem comentários:

Enviar um comentário