domingo, 18 de março de 2012

Repensar a relação entre a arte e a política



PERSISTÊNCIA DA OBRA
Arte e Política
Autores
Tomás Maia, Boyan Manchev, Silvina Rodrigues Lopes, Jean-Luc Nancy,
Federico Ferrari e Isabel Sabino
Organização
Tomás Maia
Traduções
Jorge Pereirinha Pires

Colecção: Arte e Produção 125 / Tema, classificação: Ensaio
Data de Edição: Dezembro de 2011
Formato e acabamento: 17 x 21 cm, edição brochada / 128 páginas

ISBN: 978-972-37-1626-9

Preço: 11,32 euros / PVP: 12 euros


 «[…] distinguir a arte da pseudo-arte também já não pode ser um assunto de gosto: é uma tarefa ética — a qual, aliás, não diz respeito primeiramente, e ainda menos exclusivamente, aos artistas. Daí a existência deste pequeno livro. Ele procede de uma questão endereçada a alguns autores sobre a persistência da arte no regime político actual, isto é, no capitalismo financeiro mundial — questão que pressupunha, por conseguinte, repensar a relação entre a arte e a política.»

 ... / ...

«À partida, uma simples constatação — de contornos burlescos: chegámos ao estado final (consumado) do bourgeois gentilhomme. Quer dizer: do burguês que comprava tudo para ser — aparentar ser — um nobre.
A comédie-ballet homónima de Molière (e Lully) assinalava, com uma graça inexcedível, uma fractura histórica: entre o mecenato e o saber, isto é, para o que nos ocupa, entre o poder financeiro e o juízo de gosto. Mas hoje há uma diferença — a diferença que nos situa no final de um processo histórico: o poder financeiro tende a apagar a linha de separação, não já entre o bom e o mau gosto (fronteira que Monsieur Jourdain encarnava), mas entre a obra e os produtos que saturam o mercado cultural. E isto significa, simplesmente, que o niilismo já não afecta somente aquele que exercia (ou exerce) o juízo de gosto: ele foi totalmente interiorizado por aquele que cria — ou aparenta criar. Na ausência de um princípio objectivo que distinguisse a obra, abriu-se objectivamente o espaço para o aparecimento de um sujeito que não distingue nada de nada — e para o qual tudo é válido e tudo vale.»

Tomás Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário